domingo, 7 de novembro de 2010

Demografia


Com cerca de 29 milhões de habitantes, o Peru é o quarto país mais populoso da América do Sul . Maiores cidades incluem Lima, lar de mais de 8 milhões de habitantes, Arequipa, Trujillo, Chiclayo, Piura, Iquitos, Cusco, Chimbote e Huancayo, que relatou mais de 250.000 habitantes no censo de 2007. Na região amazônica, existem 16 famílias etnolinguísticas e mais de 65 grupos étnicos diferentes. 
Peru é um país multiétnico formado pela combinação de diferentes grupos ao longo de cinco séculos. Há uma mistura de ameríndios, e espanhóis que colonizaram a região. Chegaram também os africanos para ser feito o trabalho escravo. Após a independência, houve um gradual imigração europeia da Inglaterra, França,Alemanha, Itália e Espanha.Chineses chegaram como uma substituição de trabalhadores escravos. Grupos de imigrantes árabes e japoneses também vieram para o país. 
O espanhol é a primeira língua de 83,9% dos peruanos a partir de cinco anos de idade, é a língua principal do país. Ele coexiste com várias línguas indígenas, o mais importante das quais é a Quechua, falada por 13,2% da população. Outras línguas nativas e estrangeiras são faladas pelos peruanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário