domingo, 7 de novembro de 2010

Curiosidades

Você Sabia?

* Peru deriva de uma palavra quechua que significa “abundância”, uma recordação a época do Império Inca.

* Cusco, uma das cidades do país, significa “umbigo do mundo”, conforme o inca Garcilaso de la Vega e foi declarado Patrimônio Histórico da Humanidade em 1983.

* Já Machu Picchu é uma cidade dividida em duas partes: a baixa (hurin) e a alta (hanan). Lá existem edifícios militares, religiosos, residências. Por seu valor histórico, cultural, arquitetônico e artístico, foi declarado Patrimônio Histórico da Humanidade em 1983.


*O mais alto lago navegável do mundo se situa no Peru, é o Titicaca,3.811 metros acima do nível do mar. 

Religião Peruana



No Peru há uma maioria cristã devido a influência espanhola e európeia em geral : 98% de cristianismo (católicos 92,5%, protestantes 5,5%). Podemos ver que devido a influência espanhola , o catolicismo é maior . Há também uma parte da população que opta por outras religiões, provavelmente influenciados pela população indígena e pré-colombiana , no caso somente 2% .

Demografia


Com cerca de 29 milhões de habitantes, o Peru é o quarto país mais populoso da América do Sul . Maiores cidades incluem Lima, lar de mais de 8 milhões de habitantes, Arequipa, Trujillo, Chiclayo, Piura, Iquitos, Cusco, Chimbote e Huancayo, que relatou mais de 250.000 habitantes no censo de 2007. Na região amazônica, existem 16 famílias etnolinguísticas e mais de 65 grupos étnicos diferentes. 
Peru é um país multiétnico formado pela combinação de diferentes grupos ao longo de cinco séculos. Há uma mistura de ameríndios, e espanhóis que colonizaram a região. Chegaram também os africanos para ser feito o trabalho escravo. Após a independência, houve um gradual imigração europeia da Inglaterra, França,Alemanha, Itália e Espanha.Chineses chegaram como uma substituição de trabalhadores escravos. Grupos de imigrantes árabes e japoneses também vieram para o país. 
O espanhol é a primeira língua de 83,9% dos peruanos a partir de cinco anos de idade, é a língua principal do país. Ele coexiste com várias línguas indígenas, o mais importante das quais é a Quechua, falada por 13,2% da população. Outras línguas nativas e estrangeiras são faladas pelos peruanos.

Clima


O Peru possui grande variedade de temperaturas, paisagens, e ecossistemas. Na costa, quase nunca chove e, em geral, existem duas estações: a quente e a fria. Durante a estação fria, existe muita umidade. Na serra e na selva, à diferença da costa, a temporada de chuvas é mais quente, acontecendo desde a primeira quinzena de novembro até fins de março. A temporada fria ocorre entre abril e a segunda quinzena de novembro.
O clima apresenta-se complexo, variando de acordo com a altitude e a precipitação. Nas áreas planas da costa litorânea domina clima árido e desértico; nas áreas serranas têm-se clima temperado de altitude, com vegetação estépica . Na Cordilheira dos Andes, em áreas bem elevadas, ocorre clima frio com seus picos cumeados de neves eternas, assim como nas regiões da planície amazônica tem-se clima quente e úmido dominado pela luxuriante floresta trópico-equatorial perene.
O clima predominante é o equatorial.

Geografia



O Peru situa-se no oeste da América do Sul, nas margens do Oceano Pacífico Sul, entre o Chile e o Equador. Também faz fronteira com a Colômbia, o Brasil e a Bolívia.
As planícies costeiras ocidentais (conhecidas como costa) estão separadas das terras baixas orientais cobertas pela selva da bacia do Amazonas pelas altas e escarpadas montanhas dos Andes (a sierra). Na fronteira com a Bolívia, situa-se o lago Titicaca, o lago navegável de maior altitude do mundo, a 3.821 metros.

Hino do Peru


Somos libres, seámoslo siempre, seámoslo siempre
Y antes niegues sus luces sus luces el sol,
Que faltemos al voto solemne
Que la patria al Eterno elevó.(2x)
Que la patria al Eterno elevó.
(repete)
Largo tiempo, el peruano oprimido
la ominosa cadena arrastró;
condenado a cruel servidumbre
largo tiempo, largo tiempo, largo tiempo en silecio gimió.
Mas apenas el grito sagrado
Libertad! en sus costas se oyó,
la indolencia de esclavo sacude,
la humillada, la humillada, la humillada cerviz levantó.
la humillada, cerviz levantó, cerviz levantó.

                                 

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Política Peruana

  Nos últimos anos, o Peru tem alternado períodos de democracia com ditaduras. O atual chefe de Estado Peruano, Alan Garcia, foi eleito por voto popular em 2006. Seu partido,a Aliança Revolucionária Popular Americana, representa a velha-guarda da política peruana.  O Peru segue a estrutura de três poderes constitucionais: Executivo, Legislativo e Judiciário. O Chefe executivo, o presidente, é eleito por eleições nas quais o voto é obrigatório para homens e mulheres entre 18 e 70 anos. Após eleito, escolhe o primeiro-ministro e juntos escolhem o resto do ministério. O Presidente da República pode se reeleger por duas vezes consecutivas, tenda cada mandato a duração de cinco anos.
O Legislativo peruano é unicameral, ou seja, há apenas uma instancia deliberativa. Neste caso há a ausência de senado. As decisões tomadas na assembléia legislativa podem ser vetadas pelo Presidente do Executivo. Os representantes legislativos são eleitos para mandatos de cinco anos. O Congresso peruano é composto atualmente pelo Aliança Revolucionária Popular Americana, partido do presidente da República  (com 36 cadeiras) Partido Nacionalista Peruana (23 representantes), União para o Peru(19 cadeiras), Unidade
Nacional (15 cadeiras), a Aliança para o Futuro (13 cadeiras), a Aliança Parlamentar (9) e o Grupo Parlamentar Democrático Especial (5 lugares). 
   O Grande desafio para a democracia peruana é diminuir a corrupção nestes poderes e criar maior independência entre eles. Seqüências de ditaduras deixaram um legado de ingerências do executivo nos outros poderes. Isso dificulta a implementação e fiscalização de políticas e ações independentes e de longo prazo.

Nazca Lines

Nazca, é uma pequena cidade situada no sul do Peru e conhecida pelas famosas linhas de Nazca. O que são as linhas de Nazca? São desenhos gigantes feitos no solo, que ninguém sabe ao certo como foram feitos e por que motivo.

A única forma de ver estes desenhos é do céu, muitas vezes pessoas pagam viagem aérea só parar vê-las .
Fazem um voo de cerca de 30 minutos e vêem os impressionantes desenhos esculpidos no chão. Uma baleia, um macaco, um cão, uma águia, uma aranha, etc. Dizem que os desenhos foram feitos colocando rochas no solo durante um tempo e depois retiradas dando uma cor diferente à terra.
Existem diferentes explicações :
  • Calendário astronómico
  • Que era um ritual religioso para pedir água e fertilidade
  • Extraterrestres.                                                                                                                                                                                             Bom, não existem explicações comprovadas, portante que fique o mistério .

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Cultura




A influência Espanhola devido a dominação marca o Peru até hoje . Houve desde cedo o desenvolvimento da agricultura, devido a utilização de engenhosas obras de irrigação, campos de cultivo em terraços e em especial a manutenção e desenvolvimento de várias espécies vegetais de grande valor alimentar, depois espalhadas por todo o mundo (como é o caso do tomate, das batatas e da coca). 
O povo peruano foi também um grande construtor, como está expresso no Machu Picchu. Lá há uma grande variedade de ingredientes e de grãos , há uma mistura de culturas que gera uma alimentação exótica e deliciosa .

                                               Clique aqui para visualizar o vídeo